Afoxé e escolas de samba da Praia Grande estão preparados para o desfile
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013Faltando pouco mais de dez dias para o Carnaval da Família de Praia Grande 2013, escolas de samba já estão com quase tudo pronto para desfilar na Passarela do Samba João Apolônio, no bairro Sítio do Campo. Abrindo o evento na cidade de Praia Grande, na segunda-feira, dia 11, a partir das 18h, desfila o movimento Afoxé Laroyê, seguido das Escolas de Samba Guaratude, Unidos da Ocian e João Apolônio Cesac, que fazem parte do Primeiro Grupo.
Seguindo a tradição carnavalesca, o Afoxé entra primeiro na avenida com o objetivo de abençoar o Carnaval da Família. Para isso, traz mães de santo e outras lideranças religiosas, que dão banho de água de cheiro, incenso e flores na Passarela do Samba. “O intuito do Afoxé é abençoar e positivar a avenida para que não haja brigas, nem conflitos durante o evento. O carnaval é folia, então tem bebida, muita gente que acaba se excedendo, é bom elevar a energia da avenida, para que seja uma festa de união e respeito”, complementa o presidente do Afoxé, Baba Elesu pai Marcos de Esu.
Neste ano, o movimento cultural africano homenageia Iansã e reúne cerca de 900 integrantes, com participantes de outras cidades, grupo de ciganos, capoeiristas e outros esportistas de Praia Grande, além dos praticantes das religiões afro-brasileiras. Marcos aproveita para agradecer a Federação Nacional das Religiões Orixás (Fenorixá) e a mãe Ladi de Onolu, do Recanto dos Orixás.
GUARATUDE – A primeira agremiação a desfilar na Passarela do Samba é a Guaratude, que neste ano abordará o tema, trazendo para a avenida tudo relacionado ao número cabalístico, como As Sete Maravilhas do Mundo, sete pecados capitais, sete cores do arco íris, sete dias da semana, entre outros. Sem verba, pois ficou entre as menores pontuações no ano passado, a escola conta com ajuda de patrocinadores e da comunidade do Sítio do Campo, que sempre participa. Nesta quinta-feira, dia 31, recebe a Corte Carnavalesca, na rua Maria Luiza Lavale, s/nº, ao lado do bar do Tonho, no Sítio do Campo.
OCIAN – Com o tema Alemão da Praia: sua luta, história e vitória, a Unidos da Ocian homenageia o empresário Alemão, que possui o Restaurante Alemão na Praia, tradicional no bairro que sedia a agremiação. Segundo a presidente da escola, Maria Aparecida dos Anjos, toda a trajetória de vida do retirante nordestino que venceu após anos de trabalho em Praia Grande será contada nas alas e dois carros alegóricos que serão apresentados na Passarela do Samba. “Está tudo pronto para o carnaval, só faltam os carros alegóricos, que por causa da chuva, acabam ficando para o final. Mas estamos animados em contar a história desse batalhador que veio de Pernambuco para vencer no Ocian”, salienta. Para angariar fundos para a agremiação, no dia 10 de fevereiro ocorre a Festa Boi no Rolete, no restaurante, que fica na rua Fagundes Varela, s/nº, no Beco do Alemão.
CESAC – A cultura, beleza e tradição da cidade de Santos serão contadas pela Escola de Samba João Apolônio Cesac, terceira agremiação a desfilar no primeiro dia do Carnaval da Família 2013. De acordo com a diretora de carnaval da Cesac, Joana Darc Conceição Dias da Silva, a escola trará os principais pontos turísticos santistas para a avenida, além dos times de Futebol Santos, Portuguesa e Jabaquara. “O trabalho está sendo intenso na quadra da agremiação, com três turmas se revezando em turnos para finalizar nosso carnaval.” Para apresentar o material para a comunidade, no dia 5 de fevereiro, a partir das 21h, acontece um ensaio especial com a presença da Corte Carnavalesca. O evento acontece no Centro Comunitário Cesac que fica na rua Ezequiel Vieira da Silva, nº 87, no Canto do Forte.
Fonte: Jornal Gazeta do Litoral