Cães da GCM de Praia Grande doam sangue e ajudam outros animais
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011Doar sangue salva vidas. Todos sabem dos benefícios que esta boa ação faz para as pessoas. Mas na cidade Praia Grande os cães do canil da Guarda Civil Municipal também fazem a sua parte: doam, a cada 90 dias, aproximadamente 500 ml do líquido. A iniciativa solidária já ajudou a salvar vidas de muitos outros animais.
De acordo com o inspetor do canil da GCM, Wagner Geraldo da Silva, dos 13 cães do canil, dez são doadores. A coleta é feita no laboratório Anclivet, em Praia Grande. “Eles são doadores desde 2005. Este ato só faz bem, ajuda outros animais e não altera nada na rotina deles. Os cães do canil apenas ficam de repouso no dia da doação e no dia seguinte já estão prontos para o trabalho. Além do policial e social, com apresentações em escolas e entidades, eles também realizam esta atividade solidária”.
A veterinária responsável do Anclivet, Paula Nunes Rosato, destaca que somente em seu laboratório são cerca de 100 doadores cadastrados. “Recebemos cerca de 15 doações por mês. Só atendemos cães conveniados, geralmente de órgãos policiais, como o canil de Praia Grande. A doação em cães é semelhante a das pessoas, e é preciso uma triagem rigorosa. O cão precisa ter no mínimo 25 quilos. Fazemos exames de triagem como hemograma e de doenças transmissíveis pelo sangue”.
Segundo Paula, as doações, inclusive dos animais do canil da GCM, já ajudaram a salvar vidas. “Com certeza os cães do canil de Praia Grande ajudaram a salvar a vida de outros cãezinhos que precisaram. O sangue pode ser usado em processos cirúrgicos de emergência, na coagulação de sangramento, em transfusão”.
Hemoterapia – O avanço da medicina veterinária no campo da hemoterapia propiciou que nos tratamentos emergenciais de casos críticos possa ser usada a terapia transfusional não apenas com sangue total, mas também com cada um dos subprodutos.
A utilização desses subprodutos do sangue em cães permite a reposição do componente que o paciente está necessitando, evitando algumas possíveis complicações que podem ocorrer na transfusão total do sangue.
Entre os subprodutos utilizados, estão o concentrado de hemácias, plasma rico em plaquetas, plasma congelado e plasma fresco congelado.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande