Com mais de 70 km de ciclovias, Praia Grande é boa opção para amantes do ciclismo
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012Para quem gosta de pedalar, Praia Grande é uma ótima opção. Com 76,5 quilômetros de ciclovias, o Município está entre os cinco maiores do País em investimentos cicloviários e já recebeu três vezes o prêmio Cidade Amiga da Bicicleta.
Além do grande número de vias específicas para os adeptos do meio de transporte, a Cidade tem investido em sinalização de trânsito e em projetos de educação de ciclistas. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp), para 2012, estão previstas novas melhorias na área, como a continuação do programa “Ciclista Cidadão”, colocação de novos paraciclos (bicicletários) ao longo das principais vias e a remodelação da ciclovia da Avenida Ayrton Senna da Silva, obra que faz parte da construção de dois viadutos no local.
Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, o projeto Ciclista Cidadão foi um grande sucesso em 2011. “Pretendemos estender o cadastro em 2012 e utilizar os dados levantados para realizarmos melhorias futuras na área como projetos de novas ciclovias e campanhas voltadas especificamente para o público”, informou.
A ação tem como intuito mapear ciclistas residentes na Cidade, com a entrega de cartilhas educativas e de adesivos numerados, que são colados na lateral das bicicletas como forma de identificação. Interessados em receber a identificação podem procurar a Setransp, que fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 794, Bairro Boqueirão, em horário comercial.
A Setransp informou também que a instalação de paraciclos na Cidade vem acontecendo desde 2011, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, mas que o trabalho será intensificado este ano. “Não adiantaria nada investirmos em infraestrutura cicloviária se não disponibilizássemos locais onde ciclistas pudessem estacionar suas bicicletas”.
O secretário explicou também como é executado o trabalho: “Primeiramente, mapeamos os locais onde notamos grande número de concentração de ciclistas, especialmente em vias comerciais, e depois verificamos a possibilidade de instalarmos paraciclos no local”, explicou.
De acordo com o secretário, hoje é possível pedalar em segurança por diversas vias da Cidade. “Praia Grande não tem ciclovias somente nas principais vias do Município como as Avenidas Ayrton Senna da Silva e Presidente Kennedy, mas também no acesso à bairros como Vila Sônia e Sítio do Campo”.
Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista, e uma das principais em todo o País. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.
Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, passando de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 179 em 2010. A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.
Além disso, em 2010 Praia Grande foi homenageada com o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba em 2010.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande