Conviver Guilhermina recebe alunos do curso de cuidadores de idosos na PG
segunda-feira, 20 de agosto de 2012Os idosos que frequentam o Grupo Conviver Guilhermina receberam, na tarde desta quinta-feira, dia 16, a visita dos alunos do curso de cuidador de idoso que a Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) está oferecendo. O objetivo da visita técnica, que faz parte da programação do curso, é aproximar os alunos da realidade que encontrarão no mercado de trabalho.
O curso teve início em 6 de agosto e, até o momento, de acordo com o instrutor Alberto Pedro Zurawski, foram ministradas aulas sobre o comportamento do idoso, doenças mais comuns na 3ª idade, noções de psicologia e até mesmo as adaptações necessárias para cada tipo de barreira arquitetônica muitas vezes encontrada nos imóveis. “A turma parece estar acompanhando bem as aulas e acredito que as visitas técnicas, principalmente a que será realizada no Lar São Francisco de Assis, dará conhecimento necessário”.
Elizabeth Joazeiro Belarmino, de 24 anos, está fazendo o curso porque sempre se identificou com essa área. “Sou uma pessoa paciente, gosto de cuidar das pessoas e acho que os idosos precisam de atenção especial. Quis me especializar pois pretendo trabalhar em clínicas de repouso”.
Para a diretora social do Conviver Guilhermina, Maria Aparecida de Freitas Ferreira, contar com profissionais qualificados é um diferencial para qualquer entidade que atenda idosos. “Eles são pessoas que necessitam de cuidados especiais e atenção redobrada. Saber que a Prefeitura dispõe de um curso assim é uma satisfação”.
Até o final do curso, em outubro, os 18 alunos do curso de cuidador de idosos visitarão ainda outras entidades, buscando aprimorar os conhecimentos.
Programa – O Conviver é um programa da Secretaria de Promoção Social (Sepros). Com quatro unidades no Município, o programa é um espaço destinado aos maiores de 50 anos. Atualmente, o programa atende a seis mil inscritos. No Conviver Guilhermina, são atendidos 150 idosos, que participam de oficinas de trabalhos manuais, aulas de canto coral e atividades físicas.
Fonte: Gazeta do Litoral