Dez tartarugas são encontradas mortas em seis praias de Praia Grande
terça-feira, 23 de outubro de 2012Dez tartarugas ainda em idade juvenil foram encontradas mortas na orla de Praia Grande entre a manhã de domingo e segunda-feira, dias 21 e 22. Entre os animais, havia uma tartaruga da espécie Oliva, ameaçada de extinção.
As tartarugas foram encontradas na orla dos bairros Mirim, Flórida, Imperador, Ocian, Caiçara e Tupi. Somente neste último ponto, foram encontrados cinco animais, de acordo com o coordenador da Guarda Costeira de Praia Grande, Delfo Monsalvo.
A Associação de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar) examinou os animais e constatou que quase todos apresentavam grande quantidade de lixo em seu aparelho digestivo. “Havia plástico e até pedaços de metal. Este material acaba afetando o intestino dos animais e obstruindo a saída das fezes, levando o animal a óbito”, explicou o estagiário de Zootecnia, que integra a equipe do Gremar, Felipe Lima.
A aproximação da temporada é a principal preocupação de Monsalvo, já que as praias ficam lotadas e algumas pessoas ainda não têm o hábito de recolher seu lixo na praia. “Se todo mundo fizer sua parte, o número de animais mortos por conta do lixo com certeza irá diminuir”.
Somente este ano, a Guarda Costeira de Praia Grande localizou 211 animais marinhos, entre aves, tartarugas e lobos marinhos, nas praias da Cidade, alguns ainda com vida. Monsalvo explicou que é importante a população avisar rapidamente a Guarda Costeira, pelo número 199, ao avistar um animal nas areias da praia. “Muitas vezes, temos como recolhê-los e encaminhar para a reabilitação, possibilitando que retornem ao seu habitat natural”.
Além da fiscalização de embarcações, a Guarda Costeira de Praia Grande é responsável também pelo resgate de animais marinhos feridos ou mortos encontrados em toda a extensão da praia.
Fonte: Gazeta do Litoral