Educação e formação de mão de obra são metas de Mourão em Praia Grande
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013Pela quarta vez, a Prefeitura Municipal de Praia Grande ficará sob os comandos de Alberto Mourão (PSDB). Com 78.627 votos (62,5% dos sufrágios válidos), ele foi diplomado, na manhã desta terça-feira, como prefeito da cidade. Educação e formação de mão de obra são duas prioridades do governo.
Três áreas são fundamentais para o novo chefe do Executivo. Melhorar a educação, a saúde e o transporte são as metas de Mourão. Ele também pretende articular junto aos demais oito chefes dos Executivos da Baixada Santista o fortalecimento da Região Metropolitana.
“Pouco adianta trazer empresas para a região, se não tivermos mão de obra qualificada”, destacou Mourão.
Estimular um crescimento da economia superior ao percentual de aumento da população é outra meta do prefeito. “Eu me sinto feliz por estar, pela sexta vez, nesta casa para exercer a função que a comunidade de Praia Grande elegeu”, afirmou, se referindo aos seus quatro mandatos como prefeito e suas duas passagens pela Câmara Municipal de Santos.
Sergio Luiz Schiano de Souza (Serginho Sim) (PSB) -43 anos, vereador, Santos
Carlos Eduardo Gonçalves Karan (Tenente Karan) (PDT), 29 anos, servidor público, São Paulo
Antonio Eduardo Serrano (doutor Serrano) (PSB), 59 anos, Servidor Público, São Paulo
Antonio Carlos Rezende (PSDB), 58 anos, vereador, São Paulo
Benedito Ronaldo César (doutor Benedito) (PMDB), 52 anos, Médico, São Vicente
Marco Antonio de Sousa (Marquinho) (PMN), 45 anos, vereador, Santos
Janaina Ballaris (PT) , 36 anos, advogada, São Paulo/SP
Ednaldo Santos Passos (Reco) (PDT) , 47 anos, comerciante, Colatina/ES
Marcelino Santos Gomes (PPS) 40 anos, Servidor Público Municipal, Itariri/SP
Romulo Brasil Rebouças (PRTB), 44 anos, comerciante, Fortaleza/CE
Tatiana Toschi Mendes (PSD) , 44 anos, não declarada, São Paulo/SP
Euvaldo Reis dos Santos Menezes (Vitrolinha) (PTN), 40 anos, vereador, Amargosa/BA
Carlos Eduardo Barbosa (Cadu) (PTB), 38 anos, não declarada, Jundiaí/SP
Eduardo Pádua Soares Jardim (Edu Sangue Bom) (PPS), 40 anos, Servidor Público Municipal, Barra da Estiva/BA
Francisco Rodrigues Bonito Neto (Chiquinho do Caiçara) (PMDB), 70 anos, vereador, Santos
Paulo Emílio de Oliveira (PRB), 63 anos, comerciante, São Paulo/SP
Eduardo Rodrigues Xavier (PMDB), 41 anos, arquiteto, Ilha Solteira/SP
Roberto Andrade Silva (Betinho da Educação) – PMDB
Trajetória
Natural de São Paulo, Mourão, de 58 anos, é casado, tem duas filhas e quatro netos. O prefeito é advogado formado pela Faculdade Católica de Direito de Santos (UniSantos) e empresário do ramo da construção civil.
Ingressou na vida pública em 1982, quando foi eleito vereador pelo então MDB (partido político brasileiro que abrigou os opositores do Regime Militar de 1964). Cumpriu seu mandato de vereador de 83 a 88, presidindo a Câmara Municipal no biênio 87/88. Posteriormente, foi vice-prefeito e secretário da Educação.
Em 1992 disputou sua primeira eleição para prefeito. No pleito seguinte, em 1996, quando ainda não era possível reeleição, fez seu sucessor à Prefeitura, Ricardo Akinobu Yamauti, com 85% dos votos válidos. Dois anos depois, foi eleito deputado federal pelo PMDB. Voltou à Prefeitura em 2000, conquistando cerca de 70% do eleitorado praia-grandense. Em 2003 filiou-se ao PSDB.
No ano seguinte, foi reeleito prefeito para o período 2005-2008, vencendo a corrida eleitoral mais uma vez com a marca de 70% dos votos válidos. Nas eleições de 2008 fez de novo seu sucessor no Executivo, Roberto Francisco, que transmitirá hoje o cargo ao seu padrinho político.
Nas eleições de 2010, Mourão obteve 104.433 votos em sua segunda candidatura ao Congresso Federal. Quantidade de votos que o colocou na 5ª suplência da coligação tucana. Assumiu o mandato de deputado federal em 14 de fevereiro de 2011, após indicações de políticos para compor o quadro administrativo de Estados comandados pelo PSDB.
Fonte: A Tribuna