Educadores de 25 cidades conhecem projetos de Educação Inclusiva de Praia Grande
terça-feira, 20 de setembro de 2011A Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação da cidade Praia Grande (Seduc) apresenta terça-feira (20), às 13h30, seu trabalho durante o 2º Seminário e 3º Encontro de Educação Inclusiva de São Bernardo do Campo, cidade designada pelo MEC como pólo numa região que abrange 25 municípios. A equipe apresentará o projeto Libras para Todos e o trabalho desenvolvido pelas assistentes técnicas pedagógicas (ATPs) da Divisão.
A chefe da Divisão de Educação Especial, Márcia Duarte, comenta a participação da Cidade. “Os municípios que possuem experiência diferenciada e bem-sucedida são convidados para expor seu trabalho durante esse encontro, como é o caso de Praia Grande. Portanto, estamos honrados com a oportunidade”.
Libras para Todos – O projeto ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos professores e estudantes para facilitar a comunicação e o trabalho em sala de aula com alunos deficientes auditivos. Desde que foi criado, em 2003, o Libras para Todos já atendeu 425 alunos e professores.
ATPs – As assistentes técnicas pedagógicas da Divisão de Educação Especial acompanham e orientam o trabalho dos professores que lidam com crianças deficientes no ensino regular, contribuindo para o êxito dos alunos no processo inclusivo.
Atualmente estão matriculados na rede municipal de Praia Grande cerca de 600 estudantes com deficiências. Além dos alunos inclusos na rede regular, o município conta também com duas escolas de educação especial.
Evento – O 2º Seminário e 3º Encontro de Educação Inclusiva de São Bernardo do Campo, que ocorre até sexta-feira (23), conta com a participação de renomados profissionais, que discutem sobre Direitos Humanos e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
O Seminário tem como público alvo 50 gestores de Educação Especial /Educação Inclusiva, de 25 municípios, além de conselhos municipais, comunidade, estudantes de cursos de Pedagogia, etc. O objetivo é promover a reflexão sobre acesso, permanência e qualidade de ensino a todos os alunos na escola.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande