Funcionários adotam Medida Certa em posto de saúde em Praia Grande
segunda-feira, 19 de novembro de 2012Profissionais que geralmente cuidam da saúde de outras pessoas resolveram se preocupar com o próprio bem estar. Os funcionários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Praia Grande, no litoral do estado de São Paulo, estão tentando entrar no peso correto. Auxiliares de enfermagem, agentes comunitários, médicos e enfermeiras se inspiraram no quadro “Medida Certa”, do Fantástico, e adotaram um programa emagrecedor que já tem dado resultados.
A ideia partiu da supervisora da unidade, Olivia Ferreira. “Na verdade, meu objetivo era a integração da equipe e eu estava esperando um motivo para fazer isso”. Depois de assistir o quadro na televisão, ela teve a ideia de implantar o programa dentro da unidade de saúde, já que muitos funcionários estavam acima do peso. “Tinha muita gente obesa, gordinha. A ideia foi evoluindo e eu cheguei aqui, coloquei para o povo e pegou. Cada um que entra dá R$ 10,00 e faz um bolão. Quem perder mais peso leva o bolão”, explicou empolgada.
Cerca de 22 funcionários gostaram da brincadeira de perder peso e melhorar a qualidade de vida. No dia 15 de outubro eles começaram a correria para entrar no peso certo. “Até a própria vendedora de salgadinhos aderiu ao lanche natural para ajudar o povo e continuar com o negócio dela. Ela se adaptou ao programa também”, conta Olívia.
Cada um tentava manter uma alimentação mais saudável como podia. Alguns passaram a se encontrar e realizar atividades físicas. “Cada um fazia do seu jeito. Teve grupo que se uniu para fazer caminhada, outros foram fazer dança do ventre. Então começaram a arranjar atividades para perder peso”, conta a supervisora.
A primeira explicação da médica foi sobre a reeducação alimentar. Ela explicou que esse seria o caminho ideal para perder peso e organizar a nutrição. “Independente se a pessoa está com o foco de perder peso ou não, ela precisa comer seguindo regras, com horário e saudável. Todo mundo precisa”, afirmou ela.
Para o controle do programa, o peso, a altura e os dados de cada funcionário que participam são anotados em um livro que fica na unidade de saúde, onde também são realizadas pesagens semanais. A médica também forneceu um material para eles contendo informações sobre controle de peso e sugestões de cardápio com seis refeições.
Mariana deu dicas como, por exemplo, tirar a gordura da carne, usar sempre leite desnatado, queijo branco, e retirar a bebida alcoólica da rotina. Também há uma tabela com a medida calórica dos alimentos. “O ideal normalmente é fazer um cálculo ideal para cada pessoa. Mas nesses grupos de reeducação alimentar, eu acho melhor ser uma coisa mais ampla e numa média. Eu costumo usar a dieta de 1800 calorias. É uma intermediária”, explicou a médica. Para ela, o ideal é perder de 10 a 15 quilos em um ano porque, segundo ela, esse é o único jeito da pessoa não engordar outra vez. Mesmo assim, a médica garante que a dieta indicada faz a pessoa emagrecer em algumas semanas, sempre aliada a uma atividade física.
A Maria do Socorro Lira de Amorim, de 55 anos, é um exemplo de que o programa dentro da Unidade Básica de Saúde está dando resultado positivo. Ela uniu algumas colegas de trabalho e arranjaram outras formas de perder peso fora da academia. “Depois do trabalho faço a caminhada e depois a dança do ventre. Perde caloria, lá não é fácil não”, conta ela, que após 15 dias de programa conseguiu perder 3kg.
Mariana Augusto Gimenez, de 30 anos, e Renata Strele, de 51, são as candidatas a ganhar o bolão do medida certa da UBS. Por enquanto, elas são as duas funcionárias que perderam mais peso. Mariana está um pouco na frente. Ela estava com 117 quilos no começo do programa e na última medição a balança marcou 113,8 quilos. Seu segredo foi cortar o refrigerante e o chocolate de sua alimentação.
Já Renata conta que comia muita besteira e ela e a familia consumiam quase 3 litros de refrigerante por dia. Ela também recorreu a dança do ventre e melhorou sua alimentação. ”Eu não gosto de carne vermelha, então isso já é um ponto positivo. E reduzi um monte de coisa. Como muita verdura cozida. Não cortei o arroz e o feijão porque tem que ter, duas ou três colheres só, verdura e salada. E eu não uso óleo”, contou. Em um pouco mais de duas semanas, Renata perdeu 4 quilos e ainda afirma que foi sem querer. “Me incentivei com o pessoal. Tanto é que eu não tenho meta. O que eu perder pra mim é lucro”, diz ela, confiante de que irá ganhar o bolão do Medida Certa da UBS do bairro Ocian.
Para comemorar o resultado do programa na unidade de saúde, as funcionárias fizeram um churrasco. Mas, desta vez teve que ser sem carne. O prato principal foi peixe grelhado e salada.
Fonte: G1