GCM e trânsito apóiam Praia Grande pede Segurança e Paz
terça-feira, 6 de setembro de 2011Organizada por moradores, membros de um grupo na ferramenta Facebook, denominado Amigos da Praia Grande, acontece na quarta-feira (7), uma mobilização pela paz na Cidade. a iniciativa chamada “Praia Grande Pede Segurança e Paz” tem apoio da Administração Municipal através do acompanhamento da Guarda Civil Municipal e Secretaria de Trânsito e Transportes para manter a ordem do evento.
O evento consiste em manifestação popular contra a violência através do uso de roupas brancas ou colocando um pano da mesma cor na residência ou veículo. Confira a programação:
Praça da Paz – A partir das 8 horas, o grupo teatral Os Cidadãos Brasileiros, de Igor Bartchewsky, que há 18 anos utiliza roupas pretas, pela primeira vez utilizará roupas brancas, em apoio ao evento, e fará apresentações teatrais, coreografias e oficina de expressão corporal.
Caricaturas – das 8 horas às 11h30 estarão sendo feitas caricaturas de pessoas que passarem pelo calçadão do Bairro Ocian, trajando roupa branca.
Desfile de Motoclubes da região – Concentração próxima ao Kartódromo e no estacionamento do Palácio das Artes. Os integrantes sairão pela Avenida Ministro Marcos Freire em direção ao Bairro Mirim, fará retorno nas imediações da Prefeitura, retornando pela Avenida Castelo Branco. Será feita uma parada nas proximidades do calçadão do Bairro Ocian, com retorno em seguida, ainda pela Avenida Presidente Castelo Branco, em direção à Praça da Paz, onde se reunirá aos outros participantes.
Passeio Ciclístico – Saindo às 9 horas do Solemar, na direção do Colégio Julio Seco e percorrendo pela praia até a Praça Nossa Senhora de Fátima, no Caiçara Caiçara.
Passeio Ciclístico Canto do Forte – Concentração às 9 horas, na Praça Duque de Caxias. Saída às 10 horas, seguindo até a Rua Pernambuco, subindo até a altura da Rua Espírito Santo. Entram na Avenida Costa e Silva até a praia, vira na Avenida São Paulo até a Rotatória e chegam Praça da Paz onde haverá abraço simbólico.
Faixas nos veículos – Faixas braças serão distribuídas para serem colocadas nos carros, motos e bicicletas.
Comerciantes – Constantemente se reunindo com o prefeito de Praia Grande para discutir a questão de segurança no Município, representantes da sociedade civil organizada também se mobilizam nesta área. Na quinta-feira (1), em reunião na Associação Comercial, foi apresentado um abaixo assinado com mais de 3 mil assinaturas, que deverá ser entregue ao governador.
“Outros documentos estão circulando e vão complementar esse abaixo assinado, que acredito chegar a 5 mil assinaturas. Não somos um grupo político, não queremos denegrir nosso município e sim reivindicar nosso direito”, explicou Alexander Ramos, representante da sociedade civil organizada, composta por entidades como Associação Comercial, Associação de Engenheiros e Arquitetos, OAB, Contabilistas, Rotary, Maçonaria, Amigos de Bairros, entre outro.
Ramos destacou ainda que há meses o grupo vem se reunindo com autoridades, para discutir a segurança no Município. Segundo ele já foi feita reunião com o comandante do CPI-6 Sérgio Del Bel Junior e com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Pulo, Antonio Ferreira Pinto. “No próximo dia 6 nos encontraremos com o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo. Queremos respostas e ações na área de segurança. Nossos encontros têm sido muito proveitosos e conseguimos apoio unânime. Certamente todos irão se empenhar para melhorar a segurança pública em nosso Município”, diz Ramos.
Reposição – No dia 12 de agosto, em visita a Santos, durante apresentação da Agenda Metropolitana do Governo Estadual e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou que até o fim do ano Praia Grande receberá uma base móvel, dez novas motos para auxiliar no policiamento das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e reposição das vagas existentes no efetivo da PM. Serão 300 policiais para toda Baixada Santista. O número de homens para Praia Grande não foi divulgado.
Ações – Entre as ações desenvolvidas destacam-se a implantação da Central de Vídeo Monitoramento em 2002. Pioneira na região, a central conta atualmente com 1.530 câmeras, instaladas estrategicamente em diversas áreas da Cidade, incluindo em áreas de preservação ambiental. Os equipamentos auxiliam na redução da criminalidade, conseqüência da atuação efetiva e precisa da Guarda Civil Municipal (CGM), em parceria com as policias Civil e Militar por meio de informações dos operadores de vídeo monitoramento.
Das 1530 câmeras, 73 são do tipo “Domo”, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros de distância. São realizadas manutenções diárias e instalações de câmeras nas ruas, praças, orla da praia, principais centros comerciais e escolas públicas. O serviço funciona 24 horas por dia no Paço Municipal, sendo que o sistema.
A Prefeitura ainda doou as áreas onde hoje estão instalados o 2º Subgrupamento de Bombeiros e o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar, ambos no Bairro Mirim.
Recentemente foi doada área, também no Bairro Mirim, para a instalação do 45º Batalhão de Policia Militar do Interior (BPMI) do qual pagamos o aluguel.
Na temporada a Administração Municipal se responsabiliza pela hospedagem dos policiais que vêm de outras cidades para o reforço da Operação Verão e ainda contrata, pagando o salário, de quase metade dos guarda vidas temporários.
Além disso, conta com a Guarda Civil Municipal (GCM), que tem como objetivo zelar por bens e próprios municipais, mas seus serviços não se restringem apenas a isso. Auxilia por diversas vezes as policias Militar, Civil e Rodoviária.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande