Guarda Ambiental de Praia Grande registra mais de 730 ocorrências em 2010
quinta-feira, 19 de maio de 2011Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Guia de Praia Grande, uma equipe tem motivos de sobra para comemorar a data: os Guardas Civis Municipais do Grupamento Ambiental. Além de ter sido criada na mesma data comemorativa, em 2009; o grupamento vem realizando rigorosamente o serviço de proteger, fiscalizar, autuar e vigiar o patrimônio ecológico e ambiental visando prevenir e reprimir ações predatórias e eventuais ocupações clandestinas. Somente em 2010 foram atendidas mais de 540 ocorrências, maioria de contenção de invasões e atendimento à animais silvestres. Os resultados positivos continuam em 2011, só no primeiro trimestre já chegou a 111 boletins de ocorrência.
De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Rogério Marques, a média mensal de elaboração de boletins de ocorrência é de 38,8 registros. Com relação à 2009, em 2010 foi registrado aumento 279% no número de atendimentos, com pico nos meses de outubro e novembro.
Segundo Marques, os bairros com maior número de atendimentos são Vila Sônia e Ribeirópolis. “No Vila Sônia registramos um aumento em 2010 com relação a 2009, de 226% em atendimentos; já no Ribeirópolis o percentual foi bem maior: 2.250% “, diz o inspetor explicando que “a especulação imobiliária, a invasão com o desmatamento pata construção de moradias em Áreas de Preservação Permanente (APP), tem sido combatida”.
De acordo com o relatório elaborado por ele, em 2010, 19 barracos foram constatados em áreas de preservação, sendo que 18 foram inutilizados e um ficou sob processo judicial. Já em 2011, no primeiro trimestre já alcançou a marca de 24 construções deste tipo demolidas. “A instalação de placas informativas, o levantamento de áreas de risco e patrulhamento preventivo constante contribuíram efetivamente para a recuperação e manutenção das áreas afetadas, porém, a presença do invasor tem gerado entre várias conseqüências, a migração das espécies silvestres nativas e endêmicas para o perímetro urbano, com isso, o número de ocorrências com animais cresceu significativamente, quase 214%”.
Em relação aos atendimentos a animais foram registradas em 2010, 233 ocorrências. Entre as espécies atendidas estão aves como canário da terra, azulão, trinca de ferro, araponga, coruja e tucano; já dos répteis destaque para cobra, jaboti e teiú. Dos mamíferos, foram atendidos bicho preguiça, saruê, ouriço, veado de catingueiro, tamanduá mirim, entre outros. Este ano, de janeiro à março foram atendidos 55 animais.
Para denunciar crimes ambientais basta ligar no telefone 199 da Guarda Civil Municipal.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande