Guarda Costeira de Praia Grande aumenta fiscalização de embarcações
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013Com o aumento de turistas nas praias da região, a fiscalização de embarcações em Praia Grande estão intensificadas. A Guarda Costeira da cidade vistoria desde 2000 a área marítima e, em caso de irregularidades, notificam os donos das embarcações e encaminham para a Capitania dos Portos, responsável pelas punições.
Delfo Monsalvo, inspetor da Guarda Costeira, explica o que é necessário para estar regular nas praias. “O que a gente pede é que ele (o condutor da embarcação) seja habilitado, que porte todos os documentos obrigatórios e as condições dos equipamentos de salvatagem”.
O trabalho da Guarda é feito na terra e no mar. Em 2012 a Guarda Costeira de Praia Grande verificou 4.172 embarcações. Apenas em dezembro, segundo a Prefeitura Municipal de Praia Grande, foram verificadas 442 embarcações. “O proprietário da embarcação, ou o condutor, têm que ter quatro documentos de porte obrigatório. Um é o arrais amador, o segundo é o documento de inscrição da embarcação, o terceiro é o seguro obrigatório em dia e o quarto é o termo de responsabilidade”, explica Monsalvo.
Os condutores devem ainda pilotar a embarcação com a chave da embarcação atada ao pulso e com colete salva vidas. José Alberto Marques, que esteve na praia com uma moto aquática, foi fiscalizado. “Me pediram para andar 200 metros depois da ultima rebentação, não fazer manobras próximo aos banhistas e a área preservada 400 metros. É importante saber isso”, explicou o comerciante.
Fonte: G1