Lixão desativado volta a receber catadores em Praia Grande
quarta-feira, 24 de abril de 2013Um lixão que foi desativado há dez anos em Praia Grande, no litoral do estado de SP continua recebendo catadores de lixo. O local seria utilizado provisoriamente como transbordo, mas segundo os moradores essa situação já dura desde o início do ano. A prefeitura alega que no próximo sábado o problema será resolvido.
No antigo lixão de Praia Grande as montanhas de lixo crescem com a chegada de caminhões. Os moradores do local dizem que o cheiro é muito ruim, difícil de suportar. “Desde o início do ano, nas férias, eles estão jogando. É todo o dia assim, e a gente convive com esse mau cheiro. Eu estou com uma bebê de colo com problema pulmonar, e isso faz com que piore o quadro dela”, conta enfermeira Carolina Piffer Marchetti.
Oficialmente a área voltou a ser utilizada pela prefeitura de Praia Grande de forma provisória para o transbordo do lixo, que depois é encaminhado para um aterro na cidade de Mauá. O galpão usado para o serviço na cidade de Praia Grande começou a ser reformado no início desse mês. “É mais entrada do que saída de lixo. Daí vem bicho, mosquito”, completa a enfermeira.
Os catadores disputam espaço com urubus. A prefeitura tem uma cooperativa de reciclagem, mas como ninguém é cobrado ou fiscalizado, alguns acham que trabalhar no lixão é mais vantajoso. “Eu fiz curso de reciclagem, eu trabalhava na cooperativa e não deu certo lá. Eu voltei a trabalhar aqui porque ganha mais”, diz a catadora Marli da Silva.
Quando o lixão foi desativado a prefeitura anunciou que o local seria aterrado, e na área seriam construídos cinco campos de futebol, mas até o momento nada foi feito. “No mês de janeiro, alta temporada, devido o volume de lixo ser muito grande, nós não tivemos condições de transportar o lixo coletado para o aterro das Neves. Porque causa do congestionamento nas estradas a carreta não teve como fazer o trabalho, e tivemos um acúmulo. Dentro de 10 dias a gente normalizou, e esse local está com os dias contados. Neste sábado nós já estamos concluindo a pavimentação do galpão e o lixo retorna para lá”, explica o secretário de Serviços Urbano Katsu Yonamine.
Fonte: G1
Sr.secretário de serviços urbanos – KATSU YONAMINE – porque a cidade de PRAIA GRANDE – tanto comércios e residências – não tem lixeiras (cestos metálicos que ficam afixados na frente ou na lateral das casas comerciais/residenciais – o senhor conhece ?? ) – pois é tão triste ver a falta de noção, a conivência, o aceite em tanto lixo solto ou em saquinhos plásticos pelas calçadas, prontos p/serem estourados, chutados, prontos p/entupir os esgotos e criar dengue, ratos, E MUITA RECLAMAÇÃO… e quem estará interessado em mudar esse quadro vergonhoso p/uma cidade turística como Praia Grande, pois quem vem de fora observa a falta de cuidados e isso recai sobre a prefeitura, que aceita a situação não impondo que a população seja mais organizada/limpa, instalando lixeiras – o que facilitaria também o custoso serviço dos rapazes do caminhão de coleta de lixo. É triste, é humilhante vê-los catando o lixo espalhado devido o relaxo da população. Eu pergunto: e aí – O QUE SERÁ FEITO ? QUE O ENCARREGADO DESTE JORNAL LEIA ESTA M/QUEIXA – QUE ME LEVE A SÉRIO – QUE ENTREGUE P/O SECRETÁRIO TOMAR ATITUDE P/MUDAR A FEIA SITUAÇÃO – POIS NÃO ADIANTA FALAR QUE ESTÁ FAZENDO ISSO E AQUILO SE O QUE ESTÁ GRITANTE/HUMILHANTE BEM DIANTE DOS OLHOS – FICA FAZENDO “VISTA GROSSA” IGNORANDO A SITUAÇÃO QUE ESTÁ GERA SÉRIOS PROBLEMAS – DE VERGONHA E DE SAÚDE. SR. SECRETÁRIO: QUANDO A POPULAÇÃO NÃO QUER ENXERGAR O PROBLEMA – ENTÃO O SR.SECRETÁRIO NA S/FUNÇÃO FAÇA ACONTECER – NÃO MAIS APENAS COM ORIENTAÇÃO – MAS COM SÉRIAS/URGENTES ATITUDES IMPONDO QUE LIXEIRAS SEJAM AFIXADAS – P/DAR NOÇÃO À POPULAÇÃO POIS CHEGA DE CRITICAR A PREFEITURA PELO RELAXO QUE TAMBÉM É CULPA DA POPULAÇÃO, QUE TANTO RECLAMA MAS É IMPRUDENTE !!! ESTE VERGONHOSO FATO DE FALTA DE LIXEIRAS NAS CASAS E COMÉRCIOS AINDA NÃO FOI OBSERVADO PELOS NOTICIÁRIOS, que até agora apenas falam do lixo espalhado e não observaram a necessidade das lixeiras p/diminuir o problema. Vai ficar feio quando notarem que esta cidade não tem lixeiras…e não tem por falta de atitude da prefeitura x falta de noção do povo !!! ESPERO CONTAR C/SUAS ATITUDES DE DIGNIDADE E APREÇO POR ESTA CIDADE. Agradecida pela atenção que espero receber – pois quando colocam este quadro p/pormos n/opinião – creio que seja p/ ser lida e acatada quando se trata de assunto sério/urgente e de interesse geral. Ah, quando o sr. secretário implantar esse projeto de necessidade OBRIGATÓRIA – agora – de lixeiras em PG – as cidade vizinhas vão copiar e ISSO VAI REPERCURTIR DE MODO MUITO BENÉFICO NA SUA IMAGEM E NOME NOS NOTICIÁRIOS DO ESTADO. TENHA CERTEZA DISSO, SR. SECRETÁRIO !!!!!Aguardo resposta.