Museu de Praia Grande abre agendamentos para 2011
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011Escolas, instituições e grupos em geral que se interessarem em conhecer o espaço expositivo do Museu da Cidade, no Palácio das Artes, já podem agendar visitação gratuita com monitoria personalizada, de acordo com idade e perfil, através do telefone 3496-5706. Com sua exposição de longa duração renovada, o Museu da Cidade, único do tipo na Baixada Santista, apresenta uma seleção de seu acervo, composto por mais de 30 mil documentos, que retratam os diversos aspectos da história da cidade de Praia Grande.
Em 2011, Museu da Cidade apresenta uma nova exposição de longa duração, com fotografias, documentos textuais, objetos pessoais e depoimentos. Além de novas apresentações e vídeos nos terminais de computador, as seis mesas expositivas do Museu receberam novos documentos, alguns com mais de 80 anos, como é o caso de um missário de 1929, que pertenceu à Circe Toschi, matriarca de uma das famílias fundadoras do Município. “Por conta de sua idade e fragilidade, o missário está exposto com suas páginas fechadas, para que o processo de deterioração não seja acelerado. Nesse caso, o missário representa bem a religiosidade presente na família”, comenta a representante do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima.
Outra curiosidade é um livro de impressões e registros da década de 50, pertencente à Organização Construtora e Incorporadora Andraus, responsável pela criação do loteamento Cidade Ocian. Ali, turistas e possíveis compradores deixavam suas mensagens e impressões sobre o “novo bairro” de Praia Grande. Muito moderno para a época, o loteamento contava com sistema próprio de distribuição de água, rede de esgoto e incineração de lixo, entre outras inovações.
Unindo duas ferramentas para maior interação, em uma das mesas é possível encontrar o livro de registros da Cidade da Criança, uma unidade interna para crianças e adolescentes com intuito profissionalizante, localizada no Bairro Solemar. A página está aberta no registro de Luiz Quirino, que não só foi aluno da Cidade da Criança, como também, anos depois, professor. Um vídeo com o depoimento de Luiz sobre a Cidade da Criança pode ser visto em um dos terminais de computador do Museu.
“Com a missão de difundir a memória e a históriada cidade, entendemos que as pessoas que aqui vivem e por aqui passaram são partes integrantes dessa história”, lembra Márcia. “Nossa intenção é que o cidadão que passar por aqui, se reconheça em cada história, contada por pessoas como ele”.
Museu da Cidade – Com cerca de 250 metros quadrados de área, o Museu da Cidade abriga exposições referentes à história de Praia Grande, um conceito inovador na museologia. Para isso, conta com o testemunho dos próprios moradores do Município, que participaram da construção da identidade local. As entrevistas são disponibilizadas no estande de história oral, através de três televisores com tela de plasma de 32 polegadas, equipados com DVDs e fones de ouvido.
Em outro terminal, quatro computadores disponibilizam a história e curiosidades sobre cada bairro do Município. O Museu da Cidade conta ainda com quatro mesas expositivas, que apresentam fotografias e documentos históricos. Outras atrações são os painéis gráficos. Um deles, de 13 metros, exibe foto aérea da cidade. Destaque para a seção de monóculos gigantes, com imagens de turistas de décadas passadas divertindo-se nas areias do Município. O Museu da Cidade é parte do complexo cultural Palácio das Artes, e tem visitação gratuita, de terça-feira a sábado, das 14 às 17 horas.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande