População reclama que contas chegam com atraso em Praia Grande
segunda-feira, 15 de abril de 2013Vários moradores da cidade de Praia Grande, no litoral do estado de São Paulo, reclamam que os Correios estão demorando para entregar as contas. A correspondência chega dias depois do vencimento e, por conta disso, os moradores acabam pagando multa.
A cabeleireira Neuza Maria Florido conta que os problemas começaram em janeiro. As contas do celular e da tv a cabo chegaram atrasadas. Elas têm o vencimento em março mas, segundo Neusa, as duas contas só chegaram em abril. “Tudo assim. Todas elas estão vindo com atraso. Você vai lá, fala com eles e eles ainda são mal criados com você”, fala ela.
A fatura do cartão de crédito do autônomo Anderson Silvestre chegou vencida. “Às vezes a fatura vence dia 5 e chega no dia 15. É um desespero porque a gente acaba pagando tudo com juros. Os juros chegam na cobrança do mês seguinte. Enfim, está um caos porque a gente fica desesperado para pagar a conta e acaba não conseguindo”, reclama.
O problema da professora Leonor Cândido de Moura é a fatura do supermercado na cidade de Praia Grande, que também chegou atrasada. “Era para pagar no dia 11, mas chegou no dia 18. Está sendo um transtorno para nós porque não chega na data certa e a operadora não quer saber se você recebeu ou não, ela vai cobrando os juros”, afirma Leonor.
Para evitar essa situação, algumas pessoas estão indo buscar as contas e encomendas em uma das agências dos Correios. Mas, quando chegam no local, encontram outro problema. “Se a gente vai lá para não pagar com atraso, você chega lá e eles não entregam. Eles falam que o carteiro já estava separando, que está chegando mas não chega”, afirma a zeladora Sueli Benedetti. “O rapaz falou para mim ir para minha casa, sentar e esperar porque o carteiro vai passar. Eu falei que já que eu estava ali que ele me desse as minhas cartas. Mas ele disse que não ia dar e o carteiro iria passar”, reclama outra moradora do mesmo prédio. A aposentada Neide Ana Florido diz que os motivos dados pelos atendentes dos Correios são variados. “Um diz que é porque foi assaltado, outro diz que está doente. É o que eles alegam”, conta Neide.
Os Correios informaram que o caso está sendo investigado pela área técnica responsável.
O advogado Ranieri Cecconi, que trabalha com processos em defesa do consumidor, fala da posição em relação ao problema das contas atrasadas. Ele também explica como o consumidor prejudicado deve agir nesse tipo de situação.
“É mais uma situação da qual a população está refém. Aquele que, ousadamente, lutando pelos seus direitos, vai até a Justiça para se ver compensado por um dano que não foi ele que causou, ele tem esbarrado com o posicionamento da Justiça”, afirma. Segundo o advogado, a Justiça entende que há outros meios para pagar uma conta que é rotineira, que vence todos o dia no mesmo mês, como, por exemplo, a conta de água, cartão e luz. A Justiça entende que a pessoa pode ir até o fornecedor e pegar o código de barras para pagar a conta. “Infelizmente essa tem sido a posição e isso atinge principalmente os mais frágeis, aqueles que não têm acesso a internet, os mais idosos que tem dificuldade com a tecnologia. Mas existem alguns juízes que tem uma posição diferente”, explica ele.
Entretanto, Cecconi fala que há soluções para as pessoas. A melhor coisa a fazer, segundo ele, é não deixar de pagar a conta. O ideal é buscar os meios alternativos para evitar multa e juros. “Se não conseguiu, e o atraso se deu por conta dos Correios, por falha do fornecedor, que demorou no envio, pague ainda com a multa e depois procure se ressarcir do prejuízo”, orienta o advogado. Segundo ele, o melhor caminho é recorrer ao Juizado Especial Civil porque geralmente as multas lidam com valores pequenos e que não vale a pena pagar um advogado para resolver a questão. O pedido de ressarcimento deve ser contra o fornecedor e contra os Correios. “A Justiça que diga o que é que vai pagar. O consumidor é que não pode pagar esse prejuízo”, explica.
Fonte: G1