Praia Grande apóia campanha para uso de sacolas reutilizáveis
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011O prefeito da cidade de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, assinou na quinta-feira (1), às 8 horas, termo de cooperação da Cidade no projeto “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, campanha da Associação Paulista de Supermercados (APAS), com apoio da Prefeitura e da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (ACE-PG), que visa conscientizar a sociedade sobre os impactos sociais e ambientais do consumo desordenado de sacolas plásticas. O evento foi realizado na sede da ACE-PG (Rua Espírito Santo, 782, Bairro Boqueirão).
O presidente da Associação Comercial de Praia Grande, José Augusto Soares da Silva, explicou a parceria. “Há duas semanas, o prefeito Roberto Francisco nos procurou com o intuito de realizarmos uma campanha para incentivo do uso de embalagens reutilizáveis. Foi quando comentei sobre o projeto da APAS e a Prefeitura logo abraçou esta causa ambiental”.
Segundo o diretor regional da APAS na Baixada Santista, Carlos Alberto Varandas, a campanha é importante para a preservação do meio ambiente. “Uma sacola plástica demora aproximadamente 150 anos para se decompor. E como a primeira sacolinha foi criada há 100 anos, até ela ainda está no ambiente. Se não nos preocuparmos agora, as futuras gerações vão sofrer as consequências”, explicou.
Segundo Carlos Varandas, Praia Grande é a primeira Cidade da Baixada Santista a assinar o termo de cooperação com a campanha. “Em outros municípios onde o projeto já está em vigor temos notado a mudança de comportamento da população, criando uma cultura de incentivo ao consumo consciente de sacolas. Esperamos que o mesmo aconteça com Praia Grande”, explicou.
O prefeito Roberto Francisco explicou a importância da ação. “A utilização indiscriminada de sacolas causa diversos danos ao meio ambiente. O material, quando descartado em locais incorretos, pode provocar o entupimento de bueiros, causar enchente, poluir rios e praias. Além disso, pode causar a morte de animais marinhos, que ingerem estes resíduos”, afirmou.
Ainda de acordo com Roberto Francisco, a prefeitura se preocupa com a sustentabilidade e proteção ambiental. “Praia Grande é a única cidade da região que tem uma escola ambiental e estamos investindo em câmeras eólicas e solares, tudo isso sempre visando a conscientização da população e diminuição dos impactos ao meio ambiente. Além disso, este ano criamos a lei municipal 1556/11 que estabelece critérios para a coleta e substituição das sacolas ou sacos plásticos nos estabelecimentos comerciais da Cidade”, explicou.
Baixada Santista – Segundo levantamento feito pela APAS, a Baixada Santista consome mensalmente 114 milhões de sacolas descartáveis (425 toneladas) e 1,3 bilhão de sacolas por ano, que levam centenas de anos para se decompor.
Natal Virtual – Na oportunidade, a Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc) apresentou aos empresários da Cidade o projeto Natal Virtual. A ação, que presenteia alunos da rede municipal de Praia Grande por meio da ajuda da Internet, segue até o dia 16 de dezembro. Durante o evento, a ACE-PG colocou à disposição um espaço em sua sede para a entrega dos presentes, que serão recolhidos pela Prefeitura e encaminhados à Seduc para que seja feita a distribuição nas escolas. Para apadrinhar uma ou mais cartinhas é só acessar o site: cidadaopg.sp.gov.br.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande