Praia Grande comemora Dia do Idoso com Baile da Primavera
quinta-feira, 29 de setembro de 2011Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, dia 1º de outubro, a Secretaria de Promoção Social (Sepros) homenageia a terceira idade com o Baile da Primavera. Para isso, foram distribuídos cerca de 800 convites para os idosos atendidos nas quatro unidades do Conviver e também no Lar São Francisco de Assis. O evento ocorre quinta-feira (29), a partir das 19 horas, no Palácio das Artes (PDA), localizado na Avenida Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão.
“Nada mais justo comemorarmos essa data e homenagear essa população que já fez muito por nós, cumprindo o papel de cidadão”, destacou a secretária da Sepros e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria del Carmem Padin Mourão, a Maruca. “Eles sempre são bem receptivos e participam das atividades propostas em nossas unidades. Por isso é gratificante desenvolver novos projetos”.
O Dia Internacional do Idoso começou a ser comemorado em 1º de outubro, em 1982, com a realização de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, ocorrida em Viena, na Áustria. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. No Brasil, a comemoração passou a ser feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.
Futuridade – Em 2009, a cidade de Praia Grande foi escolhida como a primeira colocada do Estado entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, no Índice Futuridade, levantamento do Governo Estadual que mensura a qualidade da atenção ao idoso. A avaliação levou em consideração três itens primordiais: saúde, proteção social e oferta de atividades para este público. Ao todo, 10,5% dos 243.333 habitantes de Praia Grande são maiores de 60 anos.
Para compor o índice, o Estado avaliou todos os municípios paulistas por índices de mortalidade precoce entre os idosos, ou seja, entre pessoas de 60 a 69 anos; existência de ações de proteção social básica e especial, realizadas em benefício de idosos; além da oferta de atividades e programas de cultura, esporte e turismo realizados, pela Prefeitura, para a população idosa.
O resultado coloca o Município à frente de todas as cidades da Baixada Santista. No ranking geral, com 66,7 pontos, considerando todos os 645 municípios, Praia Grande está classificada na 29ª posição.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande