Praia Grande conta com reforço de salva-vidas durante a temporada
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012Praia Grande contará, nesta temporada de verão, com 174 guarda-vidas ao longo dos 22 km de extensão da orla, que atraem cerca de 1,5 milhão de visitantes.
Deste número, 63 salva-vidas são do município, 36 contratados em regime temporário e outros 19 contratados no mesmo regime pela iniciativa privada, além de 56 bombeiros recém-formados que atuam no período de pico, até o dia 23 de janeiro.
“Para garantir um trabalho abrangente, dividimos a orla da praia por setores, de 300 metros cada em média. A extensão de cada setor varia de acordo com a classificação em cada área; de baixo, médio ou alto risco”, esclarece o comandante do Serviço de Salvamento Aquático do Grupamento de Bombeiros de Praia Grande, tenente Durval Vagner Santos de Lima.
Segundo Durval, em função de estatísticas, a área que recebe maior atenção é a localizada na região da Avenida dos Sindicatos, no Bairro Ocian.
Afogamentos
Desde o início do ano, o Grupamento de Bombeiros de Praia Grande realizou 26 salvamentos. Um óbito foi registrado.
O comandante chama a atenção ao fato de que o mar de guia Praia Grande ter características próprias. A Cidade possui três canais com linhas horizontais paralelas às praias em toda extensão do mar. Eles variam se a maré está cheia ou baixa. Com isso, a pessoa que passa o canal, quando a maré sobe, na hora de voltar não alcança o pé no chão.
“O tipo de salvamento mais comum é o de pessoas alcoolizadas no mar”, afirma.
Fonte: A Tribuna
Mto bom!