Praia Grande contará com R$ 1 milhão para modernizar câmeras
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012Há uma década, as vias da cidade de Praia Grande têm importante ferramenta no auxílio de combate à criminalidade. As mais de 1.500 câmeras instaladas em diversas áreas da Cidade fazem do sistema, pioneiro na região, um dos mais completos do País. A fim de atualizar os equipamentos, a Central de Monitoramento terá R$ 1 milhão reservado para a aplicação no decorrer do ano.
O montante será utilizado na renovação do parque de máquinas e na duplicação da atual capacidade de armazenamento dos dados capturados pelos equipamentos. “A proposta é mudar os equipamentos para o sistema digital, que tem melhores definições de imagem e são mais rápidos”, disse a subsecretária Municipal de Planejamento e Execução Orçamentária (Subplan), Aparecida Regina Fermino da Silva.
Ela explica que serão lançados editais para a aquisição dos equipamentos em lotes. Em cada certame serão adquiridos 17 conjuntos, compostos por câmeras, postes de instalação e unidades para arquivar as imagens.
“Primeiramente, vamos trocar as unidades que apresentam algum tipo de defeito. Depois, será feita a troca de câmeras em pontos estratégicos”,
Os equipamentos substituídos terão as peças utilizadas na manutenção das demais câmeras. “Temos um sistema muito grande. Não podemos fazer a substituição de uma vez. Também temos dificuldade para encontrar peças das unidades mais antigas, que não estão mais disponíveis no mercado”, afirma Aparecida
Benefícios
Do total de câmeras, 73 são do tipo domo, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros de distância. Dessas, apenas 21 já estão no formato digital. A subsecretária explica que os 52 restantes serão os primeiros a ser substituídos.
Entre os principais benefícios, a titular da Subplan cita a ampliação do tempo de armazenamento das imagens captadas. Em média, cada câmera tem cerca de sete dias de dados arquivados. A medida tende a ampliar este tempo para 15 dias. “É um prazo suficiente para a Polícia Civil pedir uma cópia. Uma vez copiadas, estas imagens nunca mais se perdem”.
O subsecretário Municipal para Assuntos de Segurança Pública (SubSeg), José Américo Franco Peixoto, explica que as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento são utilizadas pela polícia na identificação de criminosos. O material também pode ser usado como eventuais provas em ações judiciais.
Redução
Criada em 2002, a Central de Vídeo Monitoramento de Praia Grande já registrou cerca de 20 mil ocorrências de diversos tipos como abordagens em casos de roubos e furtos, acidentes de trânsito, invasão, danos e atos de vandalismo em próprios municipais.
Segundo Peixoto, os equipamentos são responsáveis pela redução de até 95% dos casos de depredação de prédios públicos. “Desde de sua implantação, a Central de Monitoramento é importante instrumento no combate à criminalidade e um auxílio às polícias Militar e Civil, responsáveis pela ordem pública”.
Ele afirma ainda que o sistema é apontado como modelo para outros municípios interessados em implantar projetos semelhantes.
Entre 2003 e 2011, as câmeras de Praia Grande foram responsáveis pela detenção de 1.075 pessoas e por retirar das ruas 102 armas. No primeiro semestre do ano passado, foram feitas 112 prisões, média de uma prisão a cada dois dias.
Fonte: A Tribuna
Moro na Vila Guilhermina,minha neta estava andando de bicicleta,carregando o irmao de 6 anos ,o ladrao empurrou ela e puxou o cortao,os dois cairam e foram feridos.,nao tinha nem um policiamento no calcadao,chegando em casa,liguei para a policia ,perguntei sobre as cameras existe nas ciclovias,me respondeu que fica na prefeitura e eles da policia nao tem como ver e final de semana fica fechado,enfim acho essas cameras sao so para enfeitar alguem deve ta ganhando com isso,e depois disso tenho observado muito furto ,estou apavorada .por pouco quase perdir meus netos,ela com 18 e ele com 6 que ficou com uma marca no braço
Raquel