Praia Grande cria blog para doação de animais
quinta-feira, 26 de abril de 2012O abandono de animais é um problema comum a muitas cidades e, em Praia Grande, a prática tem se tornado cada vez mais frequente, superlotando o canil municipal. Além de campanhas de conscientização sobre Posse Responsável, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) está divulgando o blog zoonosespg.blogspot.com, para adoção de animais, que todos os dias são deixados na rua ou em frente à unidade.
Lançado há pouco mais de dois meses, o site já conta com mais de 13 mil acessos, inclusive fora do País. Conforme a Divisão de Controle de Zoonoses, muitos se dirigem ao setor depois de pesquisar o blog, mas poucos fazem a adoção. Embora a consulta seja alta, o número de pessoas que se interessaram pela adoção ainda é pequeno, com menos de 10 formalizações.
Uma das que adotaram um animal por meio do blog foi Andrea Freire de Amorim, que mora no bairro Vila Sônia. Residindo em Praia Grande há apenas uma ano, ela se mostra contente com a adoção. “Os funcionários da Zoonoses são muito atenciosos e me prestaram todas as orientações. Estamos felizes com a adoção”, disse.
Na galeria de imagens de animais do blog, Andreia revelou ter escolhido um dos gatos, mas, ao chegar ao abrigo, optou por outro. “Meus filhos acabaram gostando de um filhote, que agora é o bebê da família. Já tenho um gato adulto e queria outro, então acessamos o blog e fizemos a escolha”.
Também recém-chegada ao Município, Vivane Bazo Gonçalves Costa adotou dois cães: um para ela e outro para a irmã, que mora em Santos. “Tenho uma filha de 3 anos que está encantada com o cachorrinho. Colocamos o nome de Scooby doo, mas minha filha o chama de Dudu”, contou. Segundo Vivane, a adoção foi graças a uma matéria sobre o blog que ela viu no jornal. Feliz com a aquisição, ela pretende adotar outro animal em breve.
Atualmente, o abrigo municipal conta com pelo menos 100 cães, entre eles 10 filhotes, além de 24 gatos. Praticamente todos os animais estão com suas imagens cadastradas no blog. Depois de fazer a escolha, basta se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Rua Antonio Candido da Silva, s/nº, no bairro Vila Sônia.
Para adotar um bicho de estimação, é preciso preencher um cadastro e um documento de Posse Responsável, no qual o dono se compromete a cuidar adequadamente do seu novo animal.
Também é preciso ter residência fixa, ser maior de idade e apresentar um documento de identidade. Ao deixar o abrigo, o animal já sai imunizado contra vermes, mas precisa ser levado a uma clínica para que receba as vacinas contra eventuais bactérias contraídas do antigo ambiente onde permaneceu.
O site também traz informações sobre castração animal e outros assuntos. Por dia, são realizadas gratuitamente de 10 a 14 castrações no Centro de Zoonoses. Os procedimentos são realizados para atender pedidos de proprietários de animais ou em animais apreendidos.
Apreensão – De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesap, Luiz Marono, o serviço de apreensão de animais é específico para situações extremas. Não se pode recolher, por exemplo, um animal que vive na rua sendo cuidado pela comunidade.
Conforme a Lei número 12.916, de 2008, mesmo animais que não têm dono, mas que são mantidos pela comunidade, devem ser considerados cães comunitários e, por esse motivo, precisam ser mantidos em seus locais ainda que não tenham responsáveis definidos.
Maus tratos – Ao perceber um crime de maus tratos contra animais, a recomenda-se denunciar o fato em uma das delegacias da Cidade. O abandono de animal está incluído neste delito, que prevê pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa a ser estabelecida pela Justiça.
No caso de abandono de animais, a Divisão de Controle de Zoonoses pede que, se possível, seja anotada a placa do veículo ou algum elemento que ajude na identificação do responsável pelo ato. O denunciante deve mencionar os dados na ocasião do registro da ocorrência para que seja possível identificar e punir os criminosos.
Para mais informações, os telefones do Centro de Controle de Zoonoses de Praia Grande são : 3496-5275 e 3596-1882.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande