Praia Grande cria lei específica para descarte de entulho
segunda-feira, 15 de julho de 2013O município de Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem agora uma lei específica para descarte de entulho. Resíduos gerados por construções e reformas em casas, com pequeno volume, deverão ser mandados para o Ecoponto, que fica no bairro Aviação, na esquina das ruas Jorge Hagge e Jorge Maciel. Empresários do ramo têm 120 dias para se adaptar às novas regras.
Volumes maiores terão que seguir para estações de reciclagem de materiais. A lei prevê o monitoramento de caminhões por GPS, para saber se o entulho está sendo levado para o local correto.
O descarte desse tipo de material em locais não adequados gera uma série de problemas para o município, tanto ambientais quanto financeiros. O resíduo descartado em área de transbordo, por exemplo, causa um grande prejuízo financeiro, uma vez que a o transporte do lixo é feito por peso.
Após o prazo de 120 dias de adaptação, a prefeitura deve intensificar a fiscalização. A Secretaria de Meio Ambiente convocará empresários da construção civil para esclarecimentos sobre a nova lei, para que todas as dúvidas sejam sanadas. Após esse prazo, a fiscalização será feita através da Central Fiscalizadora, da Secretaria de Urbanismo.
A lei é composta por 14 ações, algumas pioneiras, como a que determina a instalação de um sistema de localização nos veículos que transportam resíduos da construção civil, impedindo que tal entulho seja depositado em áreas que causem degradação do meio ambiente. Para acessar a lei na íntegra acesse praiagrande.sp.gov.br/Administracao/leisdecretos_view.asp?codLeis=4229&Acao=busca
Fonte: G1