Praia Grande terá centro de revelação de atletas em parceria com Neymar
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013Uma parceria entre o jogador Neymar e a Prefeitura Municipal de Praia Grande, no litoral de São Paulo, pretende erguer um complexo esportivo destinado à educação e a revelação de jovens atletas. O projeto foi anunciado ontem quarta-feira (2) pelo prefeito Alberto Mourão, em entrevista coletiva.
O projeto será desenvolvido pelo instituto que leva o nome do astro santista e vai atender cerca de 300 jovens de escolas da cidade. O complexo será erguido no Jardim Glória, bairro onde o atacante do Santos Futebol Clube residiu quando morou na cidade, quando criança.
O local terá um campo de futebol em dimensões profissionais e capacidade para 2 mil pessoas, ginásio poliesportivo, quadra de vôlei de praia, piscina, refeitório, academia e auditório. A cessão do terreno, de 8,4 mil metros quadrados, ainda depende de aprovação da Câmara Municipal de Praia Grande.
De acordo com Mourão, a ideia surgiu do próprio Neymar já em abril do ano passado, em homenagem recebida pelo Santos na Câmara Federal pelo centenário do clube. Segundo ele, a conversa avançou e, depois das eleições (em outubro), o processo foi acelerado, para que o projeto fosse concluído e a cessão do terreno pudesse ser votada no Legislativo.
O prefeito destacou a importância do projeto. “Praia Grande é um dos berços do Neymar. Era importante que um projeto dessa envergadura permanecesse na Baixada Santista. E a família tinha vontade de que fosse o Jardim Glória. O pai jogou bola no Melvi, mas foi no Glória que o Neymar jogou bola e conviveu. Isso é importante”, disse.
Para Mourão, o interesse de Neymar em dar nome a um projeto integrando educação e esporte serve como exemplo para esportistas que atingem a fama. “É um atleta novo, de 20 anos, mas já com maturidade e equilíbrio. Fiquei sensibilizado quando ele dizia que tinha muita gente que jogava mais bola com ele quando criança, mas, sem o apoio familiar que ele teve, perderam-se na vida. E ele quer dar esse apoio, evitar que aconteça aos outros o que ocorreu com amigos dele. Quem sabe, amanhã, alguém que sair desses centros no vôlei ou no basquete ancore outro centro de excelência como esse”, concluiu.
Fonte: Municipal de São Paulo