Prefeitura de Praia Grande urbaniza bairro Ribeirópolis
segunda-feira, 30 de julho de 2012A Prefeitura de Praia Grande está realizando, em 31 avenidas e ruas do Bairro Ribeirópolis, totalizando 16, 5 km de vias, serviços de instalação de rede de drenagem e pavimentação asfáltica. O investimento é de cerca de R$ 30 milhões. Na atual fase, estão sendo finalizados os trabalhos para adequação do canal Japurá (1697 metros) e sendo aberto e canalizado o Aclimação (1600 metros).
Como informou a Secretaria de Obras Públicas e Habitação (Seop), os serviços fazem parte do Plano de Macrodrenagem do bairro e de um pacote de melhorias que beneficiará, principalmente, os cerca de 50 mil moradores dos bairros Ribeirópolis, Esmeralda, Samambaia e Melvi.
“Priorizamos os trabalhos, que já estão sendo finalizados, nos canais, porque são eles que receberão as águas pluviais advindas da rede de captação que estamos instalando ao longo das ruas, para então realizarmos a pavimentação”, explicou o titular da Seop.
O Japurá é um canal executado já aberto, porém foram realizados os serviços de manutenção e escavação para atender a nova drenagem projetada para seu entorno (bacia), sendo sua cessão atual com abertura variando de 13 a 15 metros de largura por 2,50 metros de profundidade.
Já os trabalhos de abertura e canalização do Aclimação começaram pela Avenida Rocha Pombo, com a colocação de aduelas em concreto armado nas dimensões de 2,00 metros de altura e 1,50 metros de largura. Mais à frente, na mesma rua, a largura da aduela passou a ser também 2 metros de largura ( total 600 metros). Na sequência, há trecho em canal aberto (1000 metros).
Pavimentação – Como os trabalhos nos canais estão quase finalizados, já está em andamento a colocação da rede de drenagem e execução de guias e sarjetas extrusadas, além de pavimentação de algumas vias.
“Trata-se de projeto extremamente técnico e abrangente, onde todos os detalhes foram analisados, inclusive as características do local. No que se refere ao solo, por exemplo, devemos utilizar cerca de 57 mil m³ de terra no aterro de valas e na troca de solo em alguns trechos das ruas”, disse o secretário.
Há a necessidade de troca de solo, porque em boa parte do bairro foi constatada a existência da argila marinha, que o torna de qualidade ruim (sem resistência e rico em matéria orgânica). A substituição da argila por terra evitará o desgaste do solo e o consequente surgimento de buracos nas vias após a pavimentação. O volume é expressivo, correspondendo a cerca de 6 mil viagens de caminhão.
“A pavimentação também tem seus detalhes. As vias estão recebendo capa asfáltica de acordo com o tráfego projetado. Quanto maior o fluxo e tipos de veículos, mais reforçado será o asfalto. Todo este cuidado é para garantir a qualidade do serviço e valorizar o investimento público”, salientou o secretário de Obras.
As vias onde as obras de pavimentação já foram realizadas são avenidas Marginal, Oliveira Lima, Pedro Taques, Rocha Pita, Gabriel Soares de Souza, Henriqueta Lisboa, Ascenso ferreira, em seus trechos que vão até a Rua Virgílio Varzea.
Também a Avenida Rocha Pombo, trecho que vai da Avenida marginal até a Via do Cidadão; além das ruas Raimundo Correa (iniciando na Avenida Pedro Taques) e Virgílio Várzea (iniciando na Avenida Oliveira Lima), em seus trechos que vão até o Canal Japurá.
Estão em execução ou receberão os serviços de pavimentação as avenidas Clodoaldo Amaral, Flavio Monteiro de Castro, Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio e Agostinho Ferreira (todas nos trechos que vão da Avenida Marginal até Rua Tavares Bastos).
As ruas Silvio Rômero, Araripe Júnior, Ramiz Galvão, Alfredo D’Escragnole Taunay e Rua Tavares Bastos (a partir da Avenida Clodoaldo Amaral até a Avenida Agostinho Ferreira).
E ainda: avenidas Frei Vicente e Joaquim Norberto de Souza e Silva (Avenida Marginal até a Rua Virgílio Varzea); Rua José Veríssimo (Avenida Clodoaldo Amaral até Avenida Agostinho Ferreira); Rua Teodoro Sampaio (Rua Flávio Monteiro de Castro, até Avenida Agostinho Ferreira); Rua inglês de Souza (Avenida Clodoaldo Amaral até a Avenida Rocha Pombo); Rua Cruz e Souza (Avenida Joaquim Norberto de Souza e Silva, até o canal Japurá), Rua Franklin Távora (Avenida Flávio Monteiro de Castro até Avenida Agostinho Ferreira, ruas 1, 2 e 3 (Avenida Agostinho Ferreira até a Avenida Joaquim Norberto de Souza e Silva), Rua Catulo da paixão Cearence e Medeiros de Albuquerque (ambas nos respectivos trechos que vão da Avenida Frei Vicente Salvador até o canal Japurá).
Fonte: G1