Projeto de Praia Grande concorre a prêmio ambiental
terça-feira, 13 de dezembro de 2011Um projeto elaborado pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Praia Grande concorre ao prêmio Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) 2011. A cerimônia de premiação ocorrerá nesta terça-feira (13), em São Paulo. O projeto Educação Ambiental para a Preservação da Água no Ensino Fundamental Municipal da Baixada Santista disputa o prêmio Cofehidro (Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos) de melhor projeto.
Os concorrentes serão selecionados por uma Comissão Julgadora, com base nos seguintes critérios: Descrição, Resultados, Impactos produzidos pelo empreendimento, Potencial de Difusão ou Replicação e Sustentabilidade e Adequação ao Plano de Bacia. O melhor projeto de cada categoria será premiado com uma menção honrosa e um certificado.
O projeto praiagrandense aborda o livro “Viajando pelo Mundo das Águas” e uma capacitação oferecida para professores de 450 escolas municipais da região metropolitana da Baixada Santista. A cidade de Praia Grande faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) da Baixada Santista. O livro abrange o ciclo da água, seu tratamento e também do esgoto, além de doenças veiculadas pela água, reuso, e também aquecimento global. A capacitação foi realizada na sede da Coordenadoria de Educação Ambiental durante a Semana do Meio Ambiente.
“Concorrermos a esse prêmio é um grande orgulho para nós, pois confeccionamos uma nova edição do livro “Viajando pelo mundo das águas” e realizamos uma capacitação para 450 professores que atuam nas escolas municipais das nove cidades da Baixada Santista”, disse a coordenadora de Educação Ambiental de Praia Grande, Glória Bruno.
Durante a capacitação, os docentes aprenderam técnicas lúdicas para desenvolver a preservação da água em seis oficinas com os seguintes temas: O rio é nosso, Mapeamento dos rios, Apresentação do livro “Viajando pelo Mundo das Águas”, Conhecendo o Estuário, Organizando uma cidade e o caminho da água, e o Ciclo da água.
O objetivo das oficinas foi fazer os educadores despertar nos alunos uma maior consciência ambiental para a preservação da água nos rios, marés e na própria casa.
Praia Grande concorre com outros dois projetos na Categoria 4 –Capacitação, Comunicação Social e Educação Ambiental. Um deles é o “Fortalecimento Institucional do Sub-Comitê Pinheiros Pirapora – Gestão de Comunicação”, do Instituto 5 Elementos, que faz parte do CBH Alto Tietê. O outro projeto é “Continuidade Projeto Bacia Hidrográfica: um instrumento de Educação”, da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, do CBH Turvo Grande.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande