Trabalhadores da PG e baixada são beneficiados com Frente de Trabalho
terça-feira, 4 de dezembro de 2012A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) implantou na última quinta-feira, dia 29, um total de 232 bolsas da Frente de Trabalho do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), para os moradores de Praia Grande. O projeto já beneficiou mais de 450 mil pessoas em todo o Estado.
A principio seriam disponibilizadas à Cidade, 120 vagas, mas pela grande demanda de inscritos e empenho da Diretoria Regional do Litoral da Secretaria Estadual, mais vagas foram disponibilizadas.
O evento contou com a presença do secretário estadual de Emprego, Carlos Andreu Ortiz, que destacou a importância da Frente de Trabalho para o Município e falou nas mudanças que estão previstas para acontecer dentro do projeto no próximo ano. “O mais importante do programa é a chance de requalificação a essas pessoas que já estão há mais de um ano longe do mercado de trabalho.”
Ortiz destacou ainda, o desempenho da Secretária Municipal (Seret). “A Secretaria de Relações de Trabalho da Praia Grande tem feito um trabalho muito forte. Precisamos fortalecer as comissões de emprego, que a partir daí sabemos as necessidades dos trabalhadores. Não queremos qualificar por qualificar.”
O secretário municipal de Emprego e Relações do Trabalho, Getúlio Matos também participou da cerimônia. Matos se emocionou ao falar das possibilidades que os trabalhadores terão com o auxílio do programa. “A Frente de Trabalho atende uma gama de pessoas que não tem oportunidade. Quando conseguimos um programa como esse e podemos mostrar para essas pessoas que existe luz no fim do túnel, a importância não é medida em números, mas sim na transformação da vida dessas pessoas.”
Para Fabíola Jesus Silva, de 23 anos, que nunca trabalhou com registro em carteira, o projeto veio na hora certa, pois possui três filhos pequenos. “Está difícil conseguir emprego. Só consegui trabalho durante a temporada.”
O programa tem duração de 9 meses e 150 horas de qualificação. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 210,00, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86,00 e seguro de acidentes pessoais.
Os selecionados deverão auxiliar o poder público em serviços de interesse da comunidade, ou seja, serviços gerais. Os serviços tem carga horária diária de seis horas, por quatro dias na semana. No quinto dia, será aplicado um curso de qualificação de frequência obrigatória.
Fonte: A Gazeta do Litoral