Vigilância Sanitária fecha padaria em Praia Grande pela terceira vez
quinta-feira, 26 de maio de 2011A falta de higiene e o armazenamento impróprio de alimentos fez com que uma padaria no Canto do Forte, na cidade Praia Grande fosse fechada pela Vigilância Sanitária pela terceira vez. De acordo com o órgão, além de o estabelecimento usar um produto proibido para dar cor a pães e outros produtos, o local estava repleto de baratas e fezes de rato. Desta vez, o fechamento foi motivado por uma denúncia à Anvisa.
Ao vistoriar as dependências internas do estabelecimento, técnicos da Vigilância Sanitária encontraram situações absurdas, que configuram flagrante risco à saúde pública. Nas prateleiras, baratas eram vistas sobre alimentos e a cozinha era o retrato de um verdadeiro empório de ratos. Em uma panela, havia gema de ovos batida com uma barata dentro. Pelas constatações dos técnicos, os salgadinhos eram envolvidos na gema e, depois, em farinha de trigo.
Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, na farinha de trigo era possível ver rastros das patas de ratos e pontinhos escuros denunciavam o pior: a farinha, que iria envolver os salgadinhos continha fezes, provavelmente de ratos e baratas.
O proprietário da padaria já se manifestou, como fez de outras vezes, reivindicando a abertura do seu estabelecimento. Para o secretário executivo da Sesap, o procedimento só será feito se todas as irregularidades observadas forem sanadas.
“Não podemos relaxar ou ignorar um quadro absurdo porque estaríamos prevaricando (ato infracional em que um agente público deixar de cumprir suas obrigações legítimas)”, ressaltou o secretário executivo da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Cleber Suckow.
Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Praia Grande informou que o nome do estabelecimento, assimo como o endereço, não podem ser divulgados.
Fonte: A Tribuna